FEBASP - FEDERAÇÃO DE BADMINTON E PARABADMINTON DO ESTADO DE SÃO PAULO

Regras Simplificadas

  • Para começar o jogo:
    Com uma moeda ou com a própria peteca, faça um sorteio,
    O vencedor tem as seguintes opções : lado da quadra, servir ou receber.
    Iniciar o jogo de um lado da quadra ou do outro.

  • Posição na quadra no começo de um game:
    A pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.

  • Posição de quem serve:
    Se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally (disputa da jogada).

  • Serviço:
    Os serviços, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve, que deve lançar a peteca obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra adversária - Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo jogador, devendo apenas inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do ponto, o serviço passa para o adversário.

    O recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.

    Quem serve tem que:
    a) manter parte de ambos os pés numa posição imóvel no chão;
    b) acertar a base da peteca primeiro;
    c) a peteca inteira ficará abaixo da linha de cintura no instante em que é golpeada;
    d)o cabo da raquete do servidor no instante em que a peteca é golpeada apontará para baixo;
    e)o movimento da raquete será contínuo até o final do serviço;

  • Durante o jogo:
    Se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally), ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a servir. Se ele perde o rally, seu oponente marca um ponto e passa a servir. Nos jogos em duplas, se a dupla servidora ganhar o rally, um ponto é marcado e o servidor muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o serviço passa para a dupla adversária.

  • Servindo ou recebendo do lado errado:
    Se um erro de área de serviço for cometido, teremos as seguintes opções:

    O serviço ainda não foi feito e o erro foi descoberto – o árbitro corrige a posição
    O serviço foi descoberto após o serviço ter sido feito – após o final do rally, considera o ponto e anota a nova posição
    O serviço foi descoberto após um longo tempo – o árbitro anota a nova posição dos jogadores

  • O let (volta da jogada) ocorre quando:
    Ocorre uma interferência de fora do jogo como, por exemplo, uma peteca de outra quadra que cai na sua quadra;

  • Será considerado falta:
    a)Se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede ou poste enquanto a peteca está em jogo;
    b)Se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
    c)se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
    d)se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede;
    e)se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
    f)se houver interferência com a velocidade da peteca, mal-comportamento;
    g) se o parceiro do recebedor receber o serviço;
    h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.

    No caso de falta, o servidor perde o direito de serviço e o lado recebedor marca um ponto ganhando o direito de servir;
    - obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.

  • Fim do jogo:
    Os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro.
    Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos.
    O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.

  • Tempo durante o jogo:
    Sempre que o 1ºjogador/dupla atingir 11 pontos um tempo de 60 segundo é concedido. Esta regra vale para qualquer game.
    Nos intervalos do 1º para o 2º game e do 2º para o 3º game(se houver) um intervalo de dois minutos é concedido.

  • Quadra:
    O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar, o que atrapalharia o jogo.
    O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo).


Para visualizar o tamanho oficial da quadra clique aqui

A rede de badminton deve ficar a 1,55m de altura do chão. Ela deve ter uma trama bem esticada de forma que seus fios superiores fiquem no mesmo alinhamento dos postes. a rede pode ser fixada em postes ou em suportes fora da área da quadra.

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