Federação de Badminton do Estado de São Paulo

BRASIL

No Brasil, o Badminton passou a ser praticado de forma competitiva a partir de 1984 com a realização da I Taça São Paulo, organizada pela associação Associação Paulista de Badminton-APB e com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo – SEME.

Em 1984 o Brasil participou do I Campeonato Sul Americano e em 1985 ganhou o II Campeonato Sul Americano. Os dois primeiros torneios foram realizados em Buenos aires Aires.

Em 1987 o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Panamericano de Badminton realizado em Lima (Peru).

Até 1987 a APB era a única entidade que organizava torneios de Badminton no Brasil.

Em 1988 foi criada a Federação Paulista de Badminton-FPB que passou a ser representante junto a antiga IBF, atual BWF. Os fundadores da FPB foram os clubes Associação Esportiva Dragão, Associação Brasileira a Hebraica e o São Paulo Futebol Clube.

Em 1990, o Brasil sedia o IV Sul Americano de Badminton em Mairinque-SP com vitória do Peru e o Brasil ficou em 2º lugar.

Em 1993 é criada a Confederação Brasileira de Badminton – CBBd, tendo como fundadores a Federação Paulista de Badminton, Federação de Badminton de Brasília e Federação Catarinense de Brasília.

Em 1993 o Brasil ganha a sua primeira medalha de bronze no Panamericano realizado na Guatemala.

Em 1994 a CBBd filia-se ao Comitê Olímpico Brasileiro.

Em 1995, o Brasil participa pela 1º vez dos Jogos Panamericanos em Mar del Plata e do Campeonato Mundial de Equipes Mistas – Sudirman Cup, tendo ficado em 3º lugar no seu grupo de 5 países.

Em 1997 e 1999 o Brasil ficou em 5º e 4º lugares respectivamente no seu grupo de 8 países.

Em 1996 o Brasil participa do Campeonato Panamericano Infanto-Juvenil em Porto Rico, tendo obtido medalha de Prata em simples masculino e medalhas de bronze em duplas masculino e mistas.

Em 1997 o Brasil organiza o 1º Campeonato Sul Americano Infanto-Juvenil de Badminton em Campinas no Clube Fonte São Paulo. Neste torneio o Brasil conquistou 5 medalhas de ouro nas categorias sub-19 e sub-17.

Em 1998, o Brasil organiza o VI Sul Americano de adultos em Campinas no Clube Fonte São Paulo. Foi o campeonato Sul Americano com o maior número de países : Brasil, Argentina, Chile, Peru, Suriname e Uruguai. No torneio por equipes o Brasil ficou em 2º lugar e no individual o Peru conquistou todos os títulos. Neste mesmo ano o Brasil participa do Panamericano Juvenil no México.

Em 1999 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos de Winnipeg, alcançando o 4º lugar em dupla masculina.

Em 2000, o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil em Cuba conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze nas categorias menores de 15 anos em simples e dupla masculina.

Em 2001 o Brasil conquistou medalha de Bronze em duplas no Panamericano de adultos.

Em 2003 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos de Santo Domingo.

Em 2004 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil de Badminton em Lima-Peru.

Em 2006 o Brasil conquistou 5 medalhas de ouro no Panamericano Infanto-Juvenil em Campinas.

Em 2007 o Brasil participa dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro e do Panamericano Infanto-Juvenil em Puerto Vallarta (México).

Pela primeira vez, o Brasil conquistou uma medalha de bronze em dupla masculina formada por Guilherme Pardo e Guilheme Kumasaka.

Em 2008 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil na Guatemala.

Em 2009 o Brasil participa do Panamericano Infanto-Juvenil em Porto Rico e dos Jogos Sul Americanos Juvenis na Colômbia.

Em 2010 o Brasil participa do Panamericano Júnior na República Dominicana conquistando 22 medalhas, sendo 5 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze. Sedia também o 6º Sul Americano no Piauí.

Em 2011, através de uma pesquisa realizada em Santos, constatou-se que o Badminton chegou ao Brasil em 1938 no Clube dos Ingleses.

O Brasil conquista a inédita medalha de prata por equipes no Pan Jr da Jamaica.

Pela primeira vez o Brasil conquistou uma medalha em simples em Jogos Pan Americanos. Foi com o atleta Daniel Paiola que ganhou a 3º posição em Guadalajara.

Em 2015, O Brasil ganha 3 medalhas nos Jogos Pan Americanos de Toronto, sendo:
Dupla Masculina - Medalha de Prata com Daniel Paiola e Hugo Arthuso
Dupla Feminina - Medalha de Prata com Lohaynny Vicente e Luana Vicente
Dupla Mista - Medalha de Bronze com Alex Tjong e Lohaynny Vicente

Para acessar a história do Brasil,clique no link abaixo:
http://badmintonnobrasil.comunidades.net/index.php

Federação de Badminton do Estado de São Paulo
Rua Eng. Isac Garcez 685 - Rudge Ramos - S.B.Campo - SP - CEP 09619-110
Telefones (011) 947822188 e 55*93*132370 (Nextel)
administrativo@febasp.org.br / febasp@febasp.org.br

desenvolvido por Orion Public ©2013

hublot replica ukrolex submariner replicareplica watches salerolex replica ukrado replicarolex replica sale